Equipe:
Prof.ª Dr.ª Cleusa Valério Gabardo – DTFE - cleusavalerio@yahoo.com
Prof.ª Dr.ª Regina Cely de Campos Hagemeyer – DEPLAE – Regina.hagemeyer@gmail.com ou reginacely@terra.com.br
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá – DEPLAE – antunesdesa@gmail.com
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
domingo, 16 de maio de 2010
OBJETIVOS
• Investigar os processos das práticas docentes e seus indicativos para uma reorientação da formação docente frente às questões da contemporaneidade.
• Investigar os novos paradigmas emergentes da ciência: teoria da complexidade e suas contribuições para a ciência pedagógica, visando a formação de professores e pedagogos.
• Investigar e analisar as atuais políticas e movimentos de reforma educacional: os paradigmas, as concepções, as teorias, os interesses implícitos; inter-relações, nas diferentes dimensões contextuais; resultados e conseqüências.
• Buscar as raízes históricas das práticas de formação de professores para análise dos processos de formação docente, hoje.
• Construir o estado da arte da formação e práticas docentes na contemporaneidade.
• Investigar as possibilidades da incorporação das linguagens da informação e da comunicação aos processos (presenciais ou não) de formação de professores e pedagogos.
• Analisar os métodos de investigação a partir dos novos paradigmas emergentes das ciências.
• Investigar os novos paradigmas emergentes da ciência: teoria da complexidade e suas contribuições para a ciência pedagógica, visando a formação de professores e pedagogos.
• Investigar e analisar as atuais políticas e movimentos de reforma educacional: os paradigmas, as concepções, as teorias, os interesses implícitos; inter-relações, nas diferentes dimensões contextuais; resultados e conseqüências.
• Buscar as raízes históricas das práticas de formação de professores para análise dos processos de formação docente, hoje.
• Construir o estado da arte da formação e práticas docentes na contemporaneidade.
• Investigar as possibilidades da incorporação das linguagens da informação e da comunicação aos processos (presenciais ou não) de formação de professores e pedagogos.
• Analisar os métodos de investigação a partir dos novos paradigmas emergentes das ciências.