• Investigar os processos das práticas docentes e seus indicativos para uma reorientação da formação docente frente às questões da contemporaneidade.
• Investigar os novos paradigmas emergentes da ciência: teoria da complexidade e suas contribuições para a ciência pedagógica, visando a formação de professores e pedagogos.
• Investigar e analisar as atuais políticas e movimentos de reforma educacional: os paradigmas, as concepções, as teorias, os interesses implícitos; inter-relações, nas diferentes dimensões contextuais; resultados e conseqüências.
• Buscar as raízes históricas das práticas de formação de professores para análise dos processos de formação docente, hoje.
• Construir o estado da arte da formação e práticas docentes na contemporaneidade.
• Investigar as possibilidades da incorporação das linguagens da informação e da comunicação aos processos (presenciais ou não) de formação de professores e pedagogos.
• Analisar os métodos de investigação a partir dos novos paradigmas emergentes das ciências.
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
OBJETIVOS
Universidade Federal do Paraná
Setor de Educação
Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos.
Objetivos:
Entende-se que a Faculdade de Educação deve por meio de iniciativas como essa estabelecer diálogo necessário com os chamados paradigmas contemporâneos e suas implicações para a formação dos profissionais da educação na contemporaneidade. Reconhece-se a importância dos processos pedagógicos desenvolvidos na prática docente, bem como as necessidades teóricas e metodológicas que emergem daquela.
Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer (Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/2212075215946570 -
Profª Drª Cleusa Valério Gabardo (Vice-Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/7313946828855883
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
http://lattes.cnpq.br/5472939346139847
Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer (Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/2212075215946570 -
Profª Drª Cleusa Valério Gabardo (Vice-Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/7313946828855883
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
http://lattes.cnpq.br/5472939346139847
Nenhum comentário:
Postar um comentário