OBJETIVOS

Universidade Federal do Paraná
Setor de Educação

Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos.

Objetivos:

Entende-se que a Faculdade de Educação deve por meio de iniciativas como essa estabelecer diálogo necessário com os chamados paradigmas contemporâneos e suas implicações para a formação dos profissionais da educação na contemporaneidade. Reconhece-se a importância dos processos pedagógicos desenvolvidos na prática docente, bem como as necessidades teóricas e metodológicas que emergem daquela.

Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer (Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/2212075215946570 -
Profª Drª Cleusa Valério Gabardo (Vice-Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/7313946828855883
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
http://lattes.cnpq.br/5472939346139847



quinta-feira, 7 de junho de 2012


XXIV SEPE – SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EDUCAÇÃO, PROCESSOS CULTURAIS E DIREITOS HUMANOS 
Data: 30 de maio a 02 de junho de 2012
Local: Setor de Educação – UFPR – Campus Reitoria
Promoção: Setor de Educação – UFPR

A SEPE foi realizada em nosso Setor, com o consentimento da Comissão de ética da greve. O tema Educação, processos culturais e direitos humanos, veio a calhar com mais este momento de justas reivindicações para a carreira docente dos professores do Ensino Superior . 
     Queremos registrar a mesa coordenada pela profª Regina Cely de Campos Hagemeyer (palestrante ), com participação da profª Verônica Branco no planejamento do trabalho, profª Marília Torales como palestrante e Pedagogas da Rede Municipal de Ensino e um relato da organização de atividades de uma Escola Integral da Rede Municipal de Ensino.  Registramos neste dia a presença do professor Ricardo Antunes de Sá, que participou da organização dos trabalhos representando o Núcleo. 
       Os objetivos do trabalho, considerando a função social da escola no mundo contemporâneo são os seguintes:
1- Discutir o trabalho curricular em novas lógicas de tempo e espaço ao organizar as atividades e práticas dos professores das escolas públicas de tempo regular e integral. 
2- Refletir sobre as novas conepções para a formação dos professores nas Escolas 
   no contexto atual e notadamente de Tempo  Integral.
3- Conhecer as tendências das escolas públicas, ao aumentar o tempo de aulas nas escolas públicas, a partir de apresentação de dados de pesquisa (MEC-UFPR)_.
4- Conhecer o trabalho desenvolvido pela SME de Curitiba, de coordenação das Escolas Integrais .
5- Conhecer as lógicas de organização de atividades da Escola Munucupal CEI Tereza Matsumoto.



A palestra sobre Currículo e a escola atual, bem como os dados da pesquisa apresentados sobre  tendências das  atividades curriculares nas escolas que aumentam seu tempo de aula, bem como as coordenadas apresentadas por  pedagogas de Escolas Integrais na SME de Curitiba, e pontualmente de uma das escolas, mostrando o as lógicas de atividades das escolas em Tempo Integral, foram de grande esclarecimento a todos, contribuindo com os presentes na mesa e com a tabalho da SEPE como um todo. O tempo de planejamento do trabalho curricular e a formação adequada para atuar nas escolas, são direitos dos professores da escola a pública atual. A previsão de uma nova lógica de tempos e espaços nas escola públicas, de forma a favorecer a qualidade do trabalho de ensino e aprendizagem ofertado aos alunos que a frequentam, são direitos dos alunos e das comunidades que dela usufruem.  

Vejam a composição da Mesas cujo tema foi:  Currículo, conhecimentos e cultura: tempos e espaços na escola regular e integral. Organização de temas:
Introdução : Currículo e sujeitos da escola contemporânea: conhecimentos, culturas,  tempos e espaços .     Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer
  -  Palestra  - 
Um panorama da Educação Integral na Região Sul     Profª Drª Marília Andrade Torales.
 -   Palestra -  A proposta de Escola Integral na RME
     Ensino Fundamental da RME- Representante da gerência da  Educação Integral
     Profª  Kátia Alire R. Arend da Silva
 -   
Relato de experiência sobre a Escola Municipal CEI Tereza Matsumoto.
 -   Pedagoga e Profª  Isolina de Lourdes M. Branco
 -    Espaço aberto à participação dos presentes.
          Agradecemos a todos os que participaram!
Prof.ª Dr.ª Regina Cely de Campos Hagemyer
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
Prof.ª Dr.ª Cleusa Valério Gabardo

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