OBJETIVOS

Universidade Federal do Paraná
Setor de Educação

Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos.

Objetivos:

Entende-se que a Faculdade de Educação deve por meio de iniciativas como essa estabelecer diálogo necessário com os chamados paradigmas contemporâneos e suas implicações para a formação dos profissionais da educação na contemporaneidade. Reconhece-se a importância dos processos pedagógicos desenvolvidos na prática docente, bem como as necessidades teóricas e metodológicas que emergem daquela.

Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer (Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/2212075215946570 -
Profª Drª Cleusa Valério Gabardo (Vice-Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/7313946828855883
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
http://lattes.cnpq.br/5472939346139847



sábado, 28 de março de 2015




         Fazendo parte da programação que o Grupo de pesquisa sobre Formação docente, currículo e Práticas: paradigmas contemporâneos, se propõe desenvolver neste ano, como: Ciclo de Palestra sobre os temas e metodologias pelos orientandos do NEPEFOR. O ano iniciou com a palestra do Professor Dr. Ruy..Ferreira, com o título "O outro professor: a pesquisa na formação tecnológica do professor”. É licenciado em Ciências (UFMT - 1985); Bacharel em Administração de Sistemas de Informações (UNEB - 1993). Especialista em Análise de Sistemas (ENAP - 1987). Mestre em Educação Pública (UFMT - 2000). Doutor em Educação, Ciências e Tecnologia (UNICAMP - 2008). Tem mais de 20 anos de experiência na área de Gerência de Tecnologia da Informação (TI) e no desenvolvimento e administração de Sistemas de Informação e Banco de Dados. Atuou na Formação de Professores, tanto no ensino de graduação nas licenciaturas, como pós-graduação e na realização de pesquisa com ênfase no emprego de tecnologias educacionais na sala de aula e na Aprendizagem Significativa, especialmente nos seguintes temas: Formação Tecnológica de Professores, Interatividade, Internet na Educação, Softwares Educativos e Educação à Distância. Colaborador ad hoc como Avaliador Institucional, de EAD e de Cursos, do INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, desde 2000. Fundador da UFMT Virtual, UNIVIR-CO e UNIREDE. Planejou e implantou o Projeto de Inclusão Digital de Crianças, Jovens e Adultos da Escola Municipal Altimira da Silva Abirached, em Ubatuba-SP, em 2007, numa parceria com a Fundação Itaú Cultural. 



     A segunda palestra realizada foi a do Professor  Dr. Elizeu Clementino de Souza, sob a cordenação da profª Regina Cely de Campos Hagemeyer. O professor é titular da universidade  estadual a Bahia(UNEB) e foi Secretário geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação (ANPED), de 2011 a  2013, e ainda integra esta diretoria como Diretor financeiro  desta associação. Preside também a Associação brasileira de Pesquisa (auto )biográfica. O tema desenvolvido em sua palestra:”Diálogos teórico metodológicos sobre pesquisa (auto) biográfica : interfaces com práticas de formação”. É importante ressaltar a contribuição do professor, que discorreu longamente sobre o que se entende por pesquisa (auto )biográfica, que constitui  pelo acúmulo de pesquisas na área, uma vertente epistemológica, que contribui fortemente com metodologias de investigação sobre histórias de vida , notadamente relativas ao nosso interesse que foi o de constituição da profissão docente.





       


Cabe aqui um agradecimento aos professores que iniciaram este Ciclo de palestras, e que como pesquisadores e estudiosos que têm vindo ministrar palestra na Pós Graduação em Educação, contribuem de forma  significativa com os trabalhos que todos os grupos de pesquisa vêm realizando.

Professores: Regina Cely de Campos Hagemeyer, Ricardo Antunes de Sá e Cleusa Valério Gabardo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário