OBJETIVOS

Universidade Federal do Paraná
Setor de Educação

Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos.

Objetivos:

Entende-se que a Faculdade de Educação deve por meio de iniciativas como essa estabelecer diálogo necessário com os chamados paradigmas contemporâneos e suas implicações para a formação dos profissionais da educação na contemporaneidade. Reconhece-se a importância dos processos pedagógicos desenvolvidos na prática docente, bem como as necessidades teóricas e metodológicas que emergem daquela.

Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer (Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/2212075215946570 -
Profª Drª Cleusa Valério Gabardo (Vice-Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/7313946828855883
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
http://lattes.cnpq.br/5472939346139847



quinta-feira, 6 de outubro de 2016

    A Coleção: Pesquisa em Cultura e Escola, inicia com o livro, de título: Diálogos epistemológicos e culturais e foi lançada na ANPED SUL, de 2016, no dia 25/07 do corrente ano, às 19:30 às 20:30h. A obra  foi organizada a partir do trabalho da  linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR e lançada pela Editora W&A. Visa oportunizar alunos, professores/as e pesquisadores/as, a divulgação das produções, estudos e investigações dos autores e co-autores desta linha de pesquisa.
     No texto de apresentação,  os organizadores (profª Regina Cely de C. Hagemeyer, Ricardo Antunes de Sá, e Cleusa Valério Gabardo), comentaram que a pesquisa sobre os processos culturais da escola, revela temas plurais, mas que conservam a unidade e a identidade que circundam a questão da educação escolar, como objeto de estudo e investigação representados nos artigos do livro.  Os temas tratados, abordaram o pensar e o fazer docente, em suas implicações nos processos da formação profissional, permeados por processos culturais locais e da sociedade mais ampla, considerados numa perspectiva histórica, social e educacional.   
    Foram aprofundadas as posições epistemológicas e metodológicas de investigação desenvolvidas pelos articulistas, professores da Linha de pesquisa Cultura, escola e ensino, sobretudo nas trajetórias de orientação de dissertações e teses, retomando paradigmas, aprofundando e ampliando as visões de autores como Bakthin, Bourdieu, Apple, Chartier, sob novas visibilidades, também de outros autores, empregados nas temáticas cuja discussão se torna necessária aos processos da escolarização contemporânea. A intenção é de que se propicie aos leitores um espectro epistemológico e temático que, ao ser tratado nos artigos, possa oferecer o suporte à formação de pesquisadores mestres, doutores e pós doutores dessa linha de pesquisa e da pós graduação em educação, abrindo-se ao público de estudantes e professores da UFPR e comunidade externa .
   Esperamos que todos leiam os artigos, e comentem neste Blog !

2 comentários:

  1. A obra Diálogos Epistemológicos e Culturais organizado pelos professores Regina Cely de C. Hagemeyer, Ricardo Antunes de Sá e Cleusa Valério Gabardo é um riquíssimo presente oferecido a todos que desejam aprofundar seus estudos e pesquisas nas questões sobre cultura, sociedade e educação. Cada artigo presente nesta obra traz reflexões muito pertinentes para quem busca qualidade na educação. Gostaria de destacar, a priori, o artigo de Regina Cely de C. Hegemeyer, intitulado “Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: Diálogos Epistemológicos Culturais”. (página85) Neste artigo, a autora vai abordar o quanto a profissão docente se complexificou a partir das transformações da sociedade contemporânea e o quanto os processos de aprender a ensinar e de tornar-se professor também se modificou. Agora, portanto, a proposta que se levanta é de uma formação docente atenta às múltiplas e variadas demandas que a sociedade contemporânea impõe.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Claudia Santos, você conseguiria me mandar uma cópia do livro? Estou precisando dele, mas não consigo encontrar na minha cidade ...
    Se conseguir meu e-mail é vanessamakohin@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir