OBJETIVOS

Universidade Federal do Paraná
Setor de Educação

Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos.

Objetivos:

Entende-se que a Faculdade de Educação deve por meio de iniciativas como essa estabelecer diálogo necessário com os chamados paradigmas contemporâneos e suas implicações para a formação dos profissionais da educação na contemporaneidade. Reconhece-se a importância dos processos pedagógicos desenvolvidos na prática docente, bem como as necessidades teóricas e metodológicas que emergem daquela.

Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer (Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/2212075215946570 -
Profª Drª Cleusa Valério Gabardo (Vice-Coordenadora)
http://lattes.cnpq.br/7313946828855883
Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
http://lattes.cnpq.br/5472939346139847



domingo, 20 de março de 2016

domingo, 8 de novembro de 2015

A convite da Professora Regina Cely de Campos que ministra as disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico e Estágio Supervisionado na Organização Escolar, tivemos o prazer de receber o pedagogo Alexandro Muhlstedt - Colégio Estadual Francisco Zardo - Santa Felicidade, para ministrar palestra sobre "O papel do Pedagogo no Ensino Médio". Foi no dia 06 de novembro de 2015 - Sala - 206 - Prédio D. Pedro I - Campus - Reitoria da UFPR. Estavam presentes os estudantes do Curso de Pedagogia que cursam as disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico e Estágio Supervisionado na Organização Escolar no período noturno, o professor Ricardo Antunes de Sá e representantes da Comunidade Escolar do Colégio Estadual Francisco Zardo (Diretora, Professoras, Estudantes do Ensino Médio e pais).







quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O GEPEFOR participou do XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar - ENAEH, agendado para 26 a 29 de outubro de 2015, na PUCPR, em Curitiba.
Temática 
Formação de professores, complexidade e trabalho docente 


Professor Ricardo Antunes de Sá participa do livro com um capítulo. 
SÁ, Ricardo Antunes de. Em busca de uma Pedagogia Complexa. In: BEHRENS, Marilda Aparecida; ENS, Romilda Teodora. (Org.). Complexidade e Transdisciplinaridade - novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba(PR): Editora Appris, 2015, 303 p.

O GEPEFOR participou do XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar - ENAEH, agendado para 26 a 29 de outubro de 2015, na PUCPR, em Curitiba.
Temática 
Formação de professores, complexidade e trabalho docente 

MESA REDONDA - 29.10.2015 - 08h30min
 CONHECIMENTO, DIDÁTICA E PEDAGOGIA COMPLEXA: APONTAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

Izabel Cristina Petraglia[1] - UniFMU
Marilza Vanessa Rosa Suanno[2] - UFG/UEG
Ricardo Antunes de Sá[3] - UFPR






[1] Pós-doutora pelo Centro Edgar Morin, da EHESS, em Paris, Doutora e Mestre em Educação pela USP e PUC/SP, respectivamente. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UniFMU – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo. Líder do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, cadastrado no Diretório de Grupos, do CNPq. E-mail: izabelpetraglia@terra.com.br
[2] Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Goiás – UFG e Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas. Membro do Grupo de Pesquisa Ecotransd - Universidade Católica de Brasília. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7736117519324293. E-mail: marilzasuanno@uol.com.br.
[3] Professor Adjunto IV do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação – UFPR. Doutor em Educação – UNICAMP. É professor no Curso de Pedagogia. É membro do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos. É membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade na Linha de Educação, Complexidade e Escola. É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR. É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. É professor no Mestrado Profissional em Educação da UFPR. E-mailantunesdesa@gmail.com

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Marileti Terezinha Marqueti
Linha de Pesquisa: Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa
Título do Trabalho: A IDENTIDADE DO PROFESSOR QUE UTILIZA AS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Data da Realização: 29/07/









2015.
Horário: 09 h30min.
Local: Sala de videoconferência.

BANCA:
Presidente: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá – UFPR – E-mail: antunesdesa@gmail.com
Titular: Prof. Drª Marília Andrade Torales – UFPR – E-mail: mariliat.ufpr@gmail.com
Titular: Prof. Drª Dilmeire Vosgerau – PUC-PR – E-mail: dilmeirerv@gmail.com

Suplente: Prof. Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer – UFPR – E-mail: regicely@terra.com.br

quinta-feira, 2 de abril de 2015

THIAGO de CARVALHO MIRANDA

FORMAÇÃO HISTÓRICA E CANÇÃO POPULAR. O professor intelectual no exercício de sua função e a relação dialética entre a práxis cultural de alunos e a ciência histórica.

Dia 30 de março de 2015 às 8 horas na Sala Homero de Barros - Setor de Educação da UFPR. Presidente: Prof. Dra. Cleusa Valério Gabardo – UFPR, Prof. Dr. Edilson Aparecido Chaves – Instituto Federal do Paraná-IFPR e o Prof. Dr. Geraldo Hörn – UFPR.






Defesa de Dissertação de Mestrado da Professora Juliana Túlio. Participaram da Banca, as Professoras Izabel Cristina Petráglia (CUFMU-SP), Eliane Alves Précoma (UFPR) e o Professor (orientador) Ricardo Antunes de Sá (UFPR). O trabalho foi elogiado pelas professoras da banca. Dia 31 de março de 2015, às 14h30min na Sala de Videoconferência do Setor de Educação da UFPR.